Isso pode falar. Isso não!!!
Discutindo a crise ambiental, origem antropogênica e o antropoceno
O professor Dr. Joel Felipe propôs uma aula dinâmica de um tribunal afim de discutirmos as teses antropogênicas, antropoceno e os negacionistas. Em defesa da crise ambiental fora passado dois videos, "Mudanças do clima, mudanças de vida," do Greenpeace Brasil, 2006 disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=-xUt31hgYKQ > Acesso em 5 mar. 2019. Duração: 51 min. E o documentário "Uma verdade inconveniente" de Al Gore ex-vice-presidente dos EUA. Disponível para locação na Google play.
Desde quando uma verdade se torna inconveniente? O documentário mostra que o ex-vice-presidente acreditava que poderia mudar o congresso, porém não deram importância e acharam o assunto irrelevante. Al Gore, em suas palavras disse que seria anti ético deixar a temperatura aumentar pela ação antropogênica do homem (aumento desmensurado de gases que causam o efeito estufa como: monóxido de carbono/CO; dióxido de carbono/CO² ; Metano/CH4 e o óxido nitroso/N2O).
Apos a segunda guerra mundial a população mundial era pouco mais de dois bilhões de habitantes, 70 anos depois esse número aumentou para 7,8 bilhões de ha bitantes. Daí surge a visão lucrativa de alguns, com o aumento das demandas por consumo em diversas áreas e setores como : alimentação, vestimenta, consumo de energias, nos derivados de petróleo (ação antropocenica, homem mudando a geologia da terra). Segundo o Greenpeace, estimativas mostram que as emissões relacionado a energia aumente até 2040 20%. "No documentário Uma verdade inconveniente" Al Gore não da enfase em gases como oxido nitroso, 65% vem da pecuária animal, capaz de causar o aquecimento global 296 vezes maior que CO2 por kilo. As estimativas das emissões da pecuária aumente até 2050 80%.
Com base no que podemos ver, a teoria dos negacionistas em relação a esses eventos esta pautada no quanto podem lucrar ao fazer vista grossa.
Comentários
Postar um comentário